O QUE FAZEMOS?

Enquanto movimento de que pretende informar a comunidade e sensibilizá-la ao consumo consciente e sustentável, cremos que a produção desmesurada de novos artefactos tende a ser uma actividade insustentável e nociva. Actualmente, actuamos através de duas frentes distintas: i) realização de eventos e ii) desenvolvimento de uma plataforma digital.

EVENTOS

Por um lado, os nossos eventos têm como propósito principal a sensibilização do público para a temática da sustentabilidade na indústria têxtil, pretendendo convocar um espaço de co-participação, debate e pensamento crítico como forma de pesar soluções. Neste sentido, proporcionamos momentos de convívio através da exibição de filmes, swap markets e palestras.

evento1

1º evento da Alinhavo - veganique no jardim da Estrela, com a participação de Nicoleta Sauca e Susana Fonseca como oradoras. 2017

evento2

Alinhavo no VeganárioFest 2017, nos Anjos70

A Plataforma digital

Por outro lado, a nossa plataforma digital emerge da necessidade de conciliação de informação, de forma a suportar o consumidor no processo de diminuição e rentabilização do consumo. Assim, propomo-nos a criar uma app que catalogue as diferentes marcas que vendem produtos em Portugal, divulgando de forma acessível e concisa a informação disponível sobre cada uma delas. Esta poderá provenir de diversas fontes, mas é de notar que a Alinhavo é igualmente um espaço de co-participação, no qual cada utilizador pode e deve participar, contribuindo para a consolidação e constante actualização da informação.

É de salientar que todo o conteúdo apresentado pela Alinhavo pretende ser objectivo e que o seu propósito nunca será a promoção de qualquer marca ou emissão de um parecer próprio. O parecer crítico residirá na consciência do consumidor, que se pretende independente. A Alinhavo surge no sentido de o apoiar e suportar, consciencializando as suas decisões e disponibilizando fórmulas para se desenhar um consumo sustentável. Assim, o desígnio da Alinhavo é levar ao consumidor o entendimento do seu próprio poder de decisão e do seu papel e impacto no mercado de consumo de bens e vestuários.

De momento, a nossa app encontra-se ainda em desenvolvimento. Caso estejas interessado em nos dar o teu parecer em relação ao que gostarias que nela constasse, preenche o seguinte questionário.

Caso tenhas uma marca e queiras vir a fazer parte da nossa plataforma, podes entrar em contacto connosco através do nosso e-mail comunicacao@alinhavo.org.