O NOSSO MANIFESTO

SUSTENTABILIDADE

A Alinhavo é uma plataforma que pretende informar a comunidade e sensibilizá-la ao consumo consciente e, idealmente, sustentável.

Neste sentido, intenta agregar a presente noção de sustentabilidade, passando esta a abranger uma série de pressupostos socioeconómicos escalados à realidade Portuguesa. Assim, compromete-se a explorar conceitos respeitantes à noção de sustentabilidade no consumo de vestuário.

ANTI-CONSUMISMO

O pressuposto básico da Alinhavo é o de que a produção desmesurada de novos artefactos é uma actividade derradeiramente insustentável. Desta forma, o consumo não ponderado de novos produtos de moda nunca poderá constituir, por si só, uma prática sustentável.

TRANSPARÊNCIA

A Alinhavo propõe-se a divulgar toda a informação obtida, propiciando a sua exploração e crítica. A informação prestada poderá ser cedida por marcas, poderá ser informação pública disponível em vários canais informativos ou informação à qual nos seja concedido acesso e, por fim, poderá ser oriunda de opiniões fundamentadas por profissionais convidados.

IMPARCIALIDADE

A Alinhavo compromete-se a manter objectividade no seu conteúdo, através de um discurso claro, prático, informativo e imparcial. Não pretende promover nenhuma marca, nem emitir nenhum parecer próprio.

REABILITAÇÃO

A Alinhavo privilegia as boas práticas de todas as marcas e empresas, bem como a sua evolução, atendendo criticamente aos aspectos que podem ser melhorados.

A Alinhavo é uma ferramenta agregadora e abrangente: não pretende definir o que é o consumo sustentável em Portugal, mas sim disponibilizar formas e fórmulas para se desenhar o mesmo.

PODER DO CONSUMIDOR

A Alinhavo pretende levar ao consumidor o entendimento do seu próprio poder de decisão e do seu papel e impacto no mercado de consumo de bens de vestuário.

CAPACIDADE CRÍTICA

A Alinhavo pretende incentivar a capacidade crítica do consumidor, bem como a sua curiosidade. Uma vez que é utópico pensar numa alternativa perfeitamente sustentável, cabe ao consumidor delinear as suas escolhas de acordo com a sua concepção de sustentabilidade. O acesso a informação proveniente de diversas fontes pretende capacitar o consumidor a tomar uma decisão própria e consciente, de acordo com suas exigências e parâmetros.

CO-PARTICIPAÇÃO

A Alinhavo é um espaço co-participativo de diálogo aberto e construtivo, do qual cada indivíduo é convidado a tomar parte, contribuindo com a sua visão fundamentada para a consolidação e constante actualização da informação.

Pretendemos, assim, fomentar uma aprendizagem constante, auxiliando a progressão e desenvolvimento comunitário da noção de consumo sustentável.

ACESSIBILIDADE

A Alinhavo intenta prestar um serviço informativo de fácil acesso, atendendo às necessidades dos consumidores e promovendo um consumo mais cómodo e independente. Desta forma, convidamos todos os indivíduos a actualizarem as suas concepções de sustentabilidade, podendo encontrar na Alinhavo respostas que fomentem a autonomia no planeamento do seu consumo.

PEDAGOGIA

A Alinhavo é mais do que uma plataforma de auxílio ao consumo: é um movimento de sensibilização e de alerta para o impacto que a indústria têxtil tem, a nível ético, ambiental e de saúde - humana e animal.